22 março 2011

Castelo Mendo



A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica, de acessibilidade reduzida, rodeada por uma paisagem agreste e recortada, e a leste e a sul pelo rio Côa.

Os vestígios de presença humana nesta região datam da Idade do Bronze e da época Romana, estando a Aldeia rodeada de muralhas reconstruídas no séc. XII, com seis portas medievais.

A maioria dos típicos edifícios da Aldeia, de dois andares, destinando-se o piso térreo ao gado, e o piso superior a habitação, construídos com Granito, bem como muitas aldeias Beirãs vizinhas. Muito famosa era a sua Feira Medieval, provavelmente a primeira feira oficial do País, ordenada pelo Rei D. Sancho II.

Esta Aldeia Histórica tem muito para contar, como se pode confirmar ao visitar o seu Castelo, as Igrejas de São Vicente e de São Pedro, o alto Pelourinho de 7 metros, o mais alto das Beiras, ou pela Domus Municipalis, edifício que englobava a Cadeia, no piso Térreo, o Tribunal, no piso Superior e a Casa da Câmara, e que, hoje, funciona como Posto de Turismo e Sala de Exposições, sendo um dos pontos de partida para visitar as Gravuras Rupestres de Foz Coa.

01 março 2011

Serra da Arrábida



O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10.800 hectares, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
A Originalidade da paisagem deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, atingindo o mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto com o mar.
O Parque Natural da Arrábida foi criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos, apresentando-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, onde o fabrico do queijo de Azeitão e vinhos de mesa, são mostras da perfeita integração no meio e da vida comunitária da população. Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem.
O clima da região é temperado, estando patentes as suas características mais mediterrânicas.
A nível económico podemos considerar o sector primário como predominante, apelando para as riquezas da agricultura e da silvo-pastorícia. A nível turístico, as diversas praias que ornamentam a costa são alvo de grande procura durante a época balnear. O Parque Natural da Arrábida, área de exemplos paisagísticos com centenas de anos, constitui um espaço importante e obrigatório a visitar e a conhecer.